1. FutFogão

Raí Prevê Duelo Fascinante entre PSG e Botafogo no Super Mundial

Por Redação FutFogão em 17/04/2025 13:11

Raí e a Perspectiva sobre o Super Mundial de Clubes

O Super Mundial de Clubes, com sua edição inaugural prestes a acontecer nos Estados Unidos, desperta grande expectativa. A competição, que se estenderá de 14 de junho a 13 de julho, promete confrontos eletrizantes. As fases de grupos ocuparão os primeiros 14 dias, seguidas pelas oitavas de final entre 28 de junho e 1º de julho. As quartas de final estão agendadas para 4 e 5 de julho, e as semifinais para 8 e 9 de julho.

Raí, figura emblemática do São Paulo e peça fundamental na conquista do tetracampeonato mundial pela Seleção Brasileira em 1994, também deixou sua marca no Paris Saint-Germain (PSG). Atuando pelo clube francês de 1993 a 1998, o ex-meia estabeleceu uma forte ligação com a equipe e a cidade. Antecipando a primeira edição do Super Mundial de Clubes, Raí compartilhou suas perspectivas sobre o embate entre o PSG e o Botafogo.

A Diminuição da Distância entre o Futebol Europeu e Sul-Americano

Na avaliação de Raí, a disparidade entre o futebol europeu e o sul-americano tem se atenuado nas últimas temporadas, impulsionada pelos investimentos significativos realizados na América do Sul. Diante desse panorama, o ídolo vislumbra um confronto de alto nível entre o PSG e o atual campeão da Libertadores e do Brasileirão.

?Acho que está começando a haver investimentos (no Brasil). Há uns 10 ou 20 anos, por exemplo, mal havia competitividade, mas agora temos grandes equipes como Botafogo , Palmeiras, Flamengo. E estou falando apenas do Brasil. Também há alguns na Argentina. A diferença (em relação aos clubes europeus) é muito menor. O Mundial de Clubes é a oportunidade de valorizar ainda mais os clubes sul-americanos, por isso eles estarão muito motivados. Quanto mais valorizarmos um clube, mais competições desse tipo haverá, mais o clube poderá manter seus grandes jogadores e seus jovens por mais tempo, para que haja mais equilíbrio entre os continentes?, declarou Raí em entrevista à Fifa.

O PSG e o Desafio da Champions League

O Botafogo integra o Grupo B do Super Mundial, juntamente com o Paris Saint-Germain, o Atlético de Madrid (Espanha) e o Seattle Sounders (Estados Unidos). O desafio para o clube carioca é considerável. O PSG, sob a liderança de Luís Enrique, assegurou o título da Ligue One 2024/25 com antecedência. Paralelamente, na Champions League, o time francês enfrentará o Arsenal (Inglaterra) nas semifinais, enquanto a outra chave confronta Barcelona (Espanha) e Inter de Milão (Itália).

Refletindo sobre o atual momento do PSG e sua classificação para as semifinais da Champions League, Raí expressou:

"Sempre estive confiante na forma como montaram essa equipe, especialmente por ser um time jovem. Desde o começo, sabia que eles poderiam formar uma grande equipe, mas achava que levaria mais um ou dois anos. Mas agora mostraram que já são uma grande equipe. É tudo muito bem organizado, os treinos são bons e os jogadores são de altíssima qualidade. São jogadores jovens, então os desafios emocionais não são simples ? mas eles provaram que estão prontos.?

A Primeira Edição do Super Mundial de Clubes e o Equilíbrio entre os Continentes

Raí demonstra otimismo em relação ao futuro do futebol global e ao impacto do Super Mundial de Clubes:

?Esse Mundial de Clubes com certeza será algo que torcedores e clubes vão querer muito conquistar. A tendência no Brasil é que comecemos a nos desenvolver ainda mais, e vemos países que estão se tornando cada vez mais fortes em outros continentes, que vão investir cada vez mais no futebol. Em relação à Europa, já vemos algumas surpresas, confrontos entre clubes de diferentes continentes que começam a causar surpresas. Então, acredito que o Mundial de Clubes chega em um momento em que esse equilíbrio entre os continentes está começando a ficar mais interessante do que nunca.?

A Forte Ligação de Raí com o PSG

A relação de Raí com o PSG transcende o tempo e a distância:

?Quando saí de Paris, em 1998, foi um momento muito forte, uma emoção intensa. Claro que eu pretendia manter contato, mas foi muito além disso. Eu não tinha uma ideia clara de como seria essa relação depois da minha carreira. E, no fim das contas, tenho a impressão de que ela (a relação com o PSG) ficou ainda mais forte. Os torcedores que acompanharam minha geração continuam por aí, e tenho até a impressão de que agora isso está passando para uma nova geração.?

Raí e o Investimento no Paris Football Club

Atualmente, Raí também está envolvido com o Paris Football Club (PFC) como acionista e embaixador. Ele comenta sobre a reação do público a essa iniciativa:

?As pessoas não estão bravas comigo, mas ao mesmo tempo sentem um certo pesar por eu não estar no Paris Saint-Germain?, confidencia o brasileiro sobre seu papel como acionista e embaixador do PFC. ?Hoje, o PSG tem tudo o que precisa: é possível ver que a equipe está funcionando muito bem, tem uma marca, é um clube que atrai o mundo inteiro, tem tudo o que é necessário para o sucesso. Por isso, tenho mais a contribuir com um segundo representante parisiense, o Paris FC.?

A Análise de Raí sobre o Confronto PSG x Botafogo

Raí expressa entusiasmo em relação ao possível encontro entre PSG e Botafogo no Super Mundial, ressaltando a importância histórica do clube carioca:

?O Botafogo é um clube muito bom no Rio, e mesmo as pessoas da cidade que torcem para outros clubes gostam de acompanhá-lo. Tem uma história particular ? o Garrincha jogou lá, assim como outros grandes jogadores também. É o representante do Brasil contra o PSG ? nem sei quando foi o último jogo entre o PSG e um time brasileiro ?, então vai ser algo muito especial para mim. Vai ser um jogão, que também dará a oportunidade a um time brasileiro, campeão da Libertadores, de enfrentar uma das melhores equipes da Europa atualmente?, completou Raí.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos