- FutFogão
- Davide Ancelotti Regularizado: Botafogo Próximo Passo Rumo à Vitória
Davide Ancelotti Regularizado: Botafogo Próximo Passo Rumo à Vitória
Por Redação FutFogão em 15/07/2025 22:04
O cenário técnico do Botafogo ganha contornos de formalidade com a recente homologação do nome de Davide Ancelotti no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Tal registro confere ao treinador italiano a permissão legal para exercer a função de comandante principal da equipe, a partir da partida marcada para esta quarta-feira, 16 de agosto, contra o Vitória.
Apesar de sua apresentação oficial ter ocorrido há poucos dias e de já ter estado à beira do campo na vitória sobre o Vasco no último fim de semana, a situação de Ancelotti era, até então, provisória. Na ocasião do clássico, para contornar a ausência de sua regularização formal como técnico, o profissional foi inscrito na súmula como auxiliar de preparador de goleiros, uma medida que permitia sua presença e a transmissão de instruções à equipe.
A súmula daquele confronto, inclusive, foi assinada pelo auxiliar-técnico permanente do Alvinegro, Cláudio Caçapa, que também assumiu a responsabilidade de conceder a coletiva de imprensa pós-jogo, demonstrando a necessidade de uma figura legalmente apta para representar a comissão técnica.
O Fim da Provisória: Ancelotti Assume o Comando
Com a efetivação de sua situação cadastral, o italiano está agora apto a figurar como técnico oficial e, assim, liderar o Glorioso no confronto diante do Vitória, a ser disputado no Estádio Nilton Santos. O embate, agendado para as 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, marcará não apenas sua primeira partida sob o comando efetivo, mas também sua estreia em um jogo em casa, perante a torcida alvinegra.
O Perfil do Novo Comandante Alvinegro
A chegada de Davide Ancelotti ao Botafogo ocorre em um momento de transição, sucedendo a saída do português Renato Paiva, cuja demissão se deu após a eliminação da equipe na Copa do Mundo de Clubes. Este é, notavelmente, o primeiro desafio de Ancelotti como técnico principal em sua carreira. Antes de aceitar o convite do clube carioca, o profissional recusou propostas de equipes europeias, evidenciando uma escolha estratégica e deliberada pelo projeto alvinegro.
Sua seleção para o cargo foi o desfecho de um processo seletivo rigoroso, conduzido pessoalmente por John Textor, proprietário da SAF do Botafogo . O processo contou com a participação de outros três treinadores, culminando na escolha de Ancelotti, que firmou um vínculo contratual válido até o encerramento do próximo ano.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros