1. FutFogão

Botafogo-SP x Palmeiras: Relembre o Último Confronto Histórico e o Mundo em 2014

Por Redação FutFogão em 01/02/2026 10:15

A história do futebol é repleta de momentos marcantes, e para os torcedores do Botafogo -SP, a última vitória sobre o Palmeiras, em 2014, ainda ecoa. O confronto, que se aproxima novamente, nos convida a uma retrospectiva não apenas esportiva, mas também a um mergulho no contexto global daquele ano.

Um Tabu Que Remonta a 2014

A rivalidade entre Botafogo -SP e Palmeiras ganha contornos históricos quando analisamos o último triunfo do Tricolor do Interior sobre o Verdão. Aconteceu em 2014, pelo Campeonato Paulista, em Ribeirão Preto, palco do próximo embate entre as equipes. Naquela ocasião, o time da casa impôs um placar de 3 a 1, com gols de Camilo, Marcelo Macedo e Mike. Jorge Valdívia foi o responsável por descontar para o Palmeiras.

Desde aquele jogo, válido pela décima rodada do estadual, os caminhos dos clubes se cruzaram por diversas vezes. Em doze anos, o Palmeiras acumulou nove vitórias e dois empates contra o Botafogo -SP, construindo um tabu que o time do interior busca quebrar.

Os Elencos de 2014: Jogadores e Seus Destinos

Para entender a dimensão daquele confronto, é importante revisitar as escalações. O Botafogo -SP, comandado por Wagner Lopes, contava com nomes como Gilvan, Daniel Borges, Henrique Mattos, Lima, Giovanni, Gilmak, Hudson, Camilo, Wellington Bruno, Marcelo Macedo e Mike. O Palmeiras, sob o comando de Gilson Kleina, tinha em campo Fernando Prass, Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira, William Matheus, França, Eguren, Mendieta, Valdívia, Marquinhos Gabriel e Miguel Bianconi.

O tempo passou e muitos desses jogadores seguiram trajetórias distintas. Hudson, por exemplo, atuou por São Paulo, Cruzeiro e Fluminense, e atualmente exerce a função de gerente de futebol no Sport. Camilo, após passagens por Chapecoense, Internacional e Botafogo , defende o Paulista na Série A3. Leandro, que entrou no decorrer da partida em 2014, é o conhecido Leandro Guerreiro, com passagens por Corinthians e São Paulo.

O Cenário do Botafogo-SP e Palmeiras em 2014

A temporada de 2014 foi peculiar para ambos os clubes. O Botafogo -SP, apesar da vitória sobre o Palmeiras, viu sua campanha no Paulistão se encerrar nas quartas de final, com a eliminação para o Ituano, que posteriormente surpreendeu ao tirar o Palmeiras nas semifinais e conquistar o título estadual contra o Santos. No final do ano, o Tricolor do Interior ficou com o vice-campeonato da Copa Paulista, após derrota para o Santo André na decisão.

Para o Palmeiras, 2014 foi um ano de dificuldades no Campeonato Brasileiro. A equipe esteve perto da zona de rebaixamento, terminando na décima sexta colocação com 40 pontos, apenas dois à frente do Vitória. A permanência na elite foi garantida com uma combinação de resultados, incluindo a vitória do Santos na última rodada. Na Copa do Brasil, a campanha palmeirense foi interrompida nas oitavas de final, diante do Atlético-MG.

O Mundo em 2014: Um Panorama Geral

Em 2014, o Brasil se preparava para sediar a Copa do Mundo pela segunda vez em sua história. A cidade de Ribeirão Preto teve a honra de receber a seleção francesa como base. O torneio culminou com o tetracampeonato da Alemanha, que em uma semifinal histórica, aplicou um contundente 7 a 1 sobre a seleção brasileira. A equipe canarinha iniciou o ano sob o comando de Felipão, mas viu Dunga reassumir o posto de treinador após a Copa.

No cenário esportivo individual, Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA pela terceira vez, consolidando sua hegemonia. A Rússia sediou as Olimpíadas de Inverno, e o Brasil celebrou o título mundial de surf conquistado por Gabriel Medina, um feito inédito para o país.

Política, Tecnologia e Cultura em 2014

Na esfera política brasileira, Dilma Rousseff foi reeleita presidente da República. Em São Paulo, Geraldo Alckmin permanecia como governador do estado, enquanto Fernando Haddad administrava a capital paulista. Em Ribeirão Preto, a prefeita era Dárcy Vera. No âmbito internacional, um marco significativo foi a retomada das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, após cinco décadas de distanciamento.

Tecnologicamente, 2014 marcou o fim do Orkut, uma das redes sociais mais populares no Brasil. O Windows XP deixou de receber suporte oficial, enquanto o Facebook realizou a aquisição do WhatsApp, e a prática de tirar selfies se popularizou. No Brasil, o Marco Civil da Internet foi aprovado pelo Senado, estabelecendo princípios e garantias para o uso da rede.

No cinema, "12 anos de escravidão" foi consagrado com o Oscar de Melhor Filme, e "Frozen" levou o prêmio de Melhor Animação. A música brasileira foi embalada por hits como:

"Domingo de manhã" - Marcos & Belutti
"Cê topa" - Luan Santana
"Os 10 mandamentos do amor" - Eduardo Costa
"O tempo não apaga" - Victor & Leo
"Mozão" - Lucas Lucco
"Vou te amarrar na minha cama" - Bruno & Marrone
"Flores em vida" - Zezé di Camargo & Luciano
"Tudo com você" - Victor & Leo
"Guerra fria" - Sorriso Maroto com Jorge & Mateus
"Happy" - Pharrell Williams

A lembrança desse último triunfo do Botafogo -SP sobre o Palmeiras nos transporta a um tempo de mudanças e acontecimentos que moldaram o presente, tanto no esporte quanto no mundo.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos