- FutFogão
- Botafogo-SP: Como garantir vaga na Copa do Brasil 2027 após eliminação no Paulistão
Botafogo-SP: Como garantir vaga na Copa do Brasil 2027 após eliminação no Paulistão
Por Redação FutFogão em 17/02/2026 08:35
A trajetória do Botafogo -SP no Campeonato Paulista de 2024 chegou ao fim de forma precoce. Uma derrota na rodada derradeira da fase inicial da competição frustrou as expectativas do Tricolor, que agora se vê fora da disputa pelo título estadual e, crucialmente, sem a classificação automática para a Copa do Brasil de 2027 garantida por meio deste torneio.
Com o resultado desfavorável, o Pantera encerrou a primeira etapa do Paulistão na décima posição, acumulando 11 pontos. Essa pontuação o deixou um ponto aquém do Santos, que, ao terminar em oitavo lugar, assegurou a última vaga nas quartas de final do campeonato.
Análise das Possibilidades para a Copa do Brasil 2027
Apesar do desfecho no Paulistão, a possibilidade de disputar a Copa do Brasil em 2027 ainda reside no horizonte do Botafogo -SP. O clube pode, e precisa, acompanhar atentamente o desempenho de outras equipes na Série A do Campeonato Brasileiro em 2026. A condição para que o Pantera assegure sua vaga é que Palmeiras, Bragantino, Corinthians, São Paulo e Santos ? todos classificados para o mata-mata do Paulistão e, portanto, à frente do Botafogo -SP na classificação geral ? mantenham-se na elite do futebol nacional no próximo ano. Se qualquer um desses gigantes for rebaixado, a vaga na Copa do Brasil será automaticamente herdada por eles devido à sua participação no estadual, abrindo uma brecha que o Botafogo -SP poderia ocupar.
Uma outra via para o Botafogo -SP retornar à Copa do Brasil no ano que vem é através da conquista do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabelece que os 20 clubes que compõem a primeira divisão do Brasileirão têm sua participação garantida na principal competição de mata-mata do país.
Perspectivas do Treinador e Histórico do Clube
Cláudio Tencati, comandante do Botafogo -SP, comentou sobre o desempenho da equipe no Paulistão, reconhecendo os desafios enfrentados. Ele ressaltou a reformulação significativa no elenco e na comissão técnica para esta temporada.
"- A gente veio para uma competição extremamente difícil, o clube passou mais uma vez por uma reestruturação interna, tanto de profissionais do staff e comissão, como jogadores, e quando você troca muito no elenco, mesmo que tenha ficado uma base, foram trocas em grande quantidade -" afirmou o técnico.
O Botafogo -SP já teve a oportunidade de participar da Copa do Brasil em seis edições anteriores. As campanhas mais notáveis do clube na competição ocorreram em 2023 e 2024, quando o Pantera alcançou a terceira fase.
O time de Ribeirão Preto só retornará aos gramados no dia 21 de março, data em que fará sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. O adversário será o Fortaleza, em partida a ser realizada em Ribeirão Preto (SP).
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros