- FutFogão
- Botafogo SAF: Conselho Deliberativo Cobra Durcesio Mello por Esclarecimentos Urgentes
Botafogo SAF: Conselho Deliberativo Cobra Durcesio Mello por Esclarecimentos Urgentes
Por Redação FutFogão em 26/09/2025 14:04
Uma recente apuração do jornal "O Globo" revelou uma movimentação significativa envolvendo o ex-presidente do Botafogo, Durcesio Mello. De acordo com a reportagem, Durcesio "renunciou formalmente às salvaguardas previstas nos artigos 7 e 8 do Acordo de Acionistas". Esta decisão, vale ressaltar, viabilizou que John Textor utilizasse a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo como garantia financeira para a aquisição do clube francês Lyon, um evento ocorrido em 2022.
É nesse contexto de questionamentos sobre a estrutura e as decisões da SAF que um grupo expressivo de 42 conselheiros do Botafogo formalizou um pedido de esclarecimentos. Eles solicitam que Durcesio Mello, que atualmente integra o Conselho de Administração da SAF do clube, compareça a uma reunião agendada para a próxima segunda-feira, dia 29.
As indagações dos conselheiros convergem para aspectos cruciais da operação da empresa que administra o futebol alvinegro. O foco está em "questões societárias, contábeis e de gestão", além da complexa teia de relações com o investidor John Textor. A expectativa é que o ex-mandatário apresente um panorama detalhado sobre esses pontos vitais para o futuro da instituição.
O Conselho Deliberativo Exige Transparência
A formalização desse pleito partiu de Alberto Macedo, atual presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo , que encaminhou a missiva contendo o pedido, conforme reportado pelo portal "ge". A Sociedade Anônima do Futebol já foi devidamente notificada pelo Conselho Diretor para designar um representante. Contudo, até a quinta-feira, dia 25, Durcesio Mello declarou não ter recebido uma convocação formal.
O documento sublinha a motivação por trás dessa iniciativa, expressando uma preocupação coletiva:
"Todos nós queremos, além de manter a fórmula vitoriosa construída a partir da parceria com John Textor, proteger a instituição Botafogo de Futebol e Regatas. E isso passa pela garantia de plena transparência na relação do Clube com a SAF, como rezam as boas práticas de governança e compliance. Essa é responsabilidade direta do representante do Botafogo no Conselho de Administração da SAF"
Essa declaração reforça a premissa de que a salvaguarda dos interesses do clube transcende os resultados em campo, ancorando-se na solidez das práticas de governança e na clareza das interações entre o clube social e a entidade que comanda seu futebol profissional. A reunião da próxima semana, portanto, representa um momento crucial para a elucidação de pontos que são fundamentais para a confiança e a estabilidade institucional do Botafogo .
Transparência e Governança: Pilares para a Estabilidade
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros