1. FutFogão

Botafogo: Empate Dramático no Mineirão e a Luta por Vaga na Libertadores 2026

Por Redação FutFogão em 04/12/2025 22:00

O Botafogo assegurou um ponto de grande relevância ao empatar em 2 a 2 com o Cruzeiro, no Mineirão, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro. O gol de pênalti, convertido nos instantes finais da partida, manteve acesa a esperança da equipe carioca por uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026. Os tentos da Raposa foram assinalados por Christian e Matheus Pereira, enquanto Marçal e Alex Telles garantiram a igualdade para o Glorioso. Com este resultado, o time da casa mantém a terceira posição, somando 70 pontos. O Alvinegro, por sua vez, alcançou 60 pontos, mas recuou para a sétima colocação, observando Fluminense (61) e Bahia (60) ganharem terreno na acirrada disputa por um lugar no torneio continental.

A complexidade da tabela se acentua com o embate direto entre os rivais tricolores no domingo (7), no Maracanã. Diante desse cenário, os comandados do técnico Davide Ancelotti veem-se na imperiosa necessidade de conquistar a vitória contra o Fortaleza e, simultaneamente, depositar suas fichas em um empate no confronto dos concorrentes diretos. A Raposa, por sua vez, terá compromisso com o Santos no mesmo dia, às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro. No mesmo instante, o Alvinegro receberá o Leão do Pici no Nilton Santos, em um duelo decisivo para suas ambições continentais.

A Batalha Tática no Mineirão: Análise do Primeiro Tempo

Mesmo atuando longe de seus domínios, o Botafogo esteve próximo de inaugurar o marcador nos primeiros minutos. Após um lapso defensivo, David Ricardo se recuperou e iniciou uma jogada promissora. Artur avançou pela direita, servindo Barrera, cujo chute potente encontrou a trave. No rebote, Arthur Cabral, com a meta aberta, finalizou por cima, desperdiçando uma oportunidade clara. A resposta celeste não tardou. Lucas Silva, da intermediária, arriscou um chute que passou à direita do goleiro Raul. Pouco depois, o Cruzeiro capitalizou. Após troca de passes entre Sinisterra e Matheus Pereira, Kaiki enviou a bola para a área. Na sequência da jogada, o cruzamento do colombiano Sinisterra encontrou a cabeça de Christian, que não perdoou, abrindo o placar.

A Raposa persistiu na busca pelo segundo gol, criando novas ameaças. Matheus Pereira cobrou uma falta na área, e Villalba cabeceou, mas Arthur Cabral interveio, afastando o perigo. No rebote, Kaiki finalizou por cima do gol de Raul . O Glorioso, por sua vez, esbarrou na atuação inspirada de Cássio em duas ocasiões cruciais: primeiro em um chute forte de Cuiabano e, em seguida, em uma tentativa de Artur , ambas neutralizadas pelo arqueiro celeste.

Reação Alvinegra e a Virada Emocional do Segundo Tempo

A etapa complementar iniciou-se com o Cruzeiro expandindo sua vantagem. Em um contra-ataque veloz, Lucas Silva acionou Kaio Jorge pela esquerda, que chutou cruzado. O goleiro Raul não conseguiu segurar, espalmando a bola diretamente para os pés de Matheus Pereira, que não teve dificuldades para balançar as redes. Contudo, a resposta do Botafogo foi imediata. David Ricardo , em uma recuperação defensiva exemplar, desarmou Matheus Pereira e cruzou na área. Marçal , com perspicácia, antecipou-se e cabeceou no canto, diminuindo a desvantagem. O Alvinegro criou outra chance promissora, com Arthur Cabral finalizando com potência, mas Cássio, mais uma vez, realizou uma intervenção espetacular. Em contrapartida, Lucas Silva orquestrou um contra-ataque que resultou na bola chegando a Eduardo, que tabelou com Christian e finalizou, exigindo uma boa defesa de Raul .

O ponto de inflexão veio quando o árbitro Anderson Daronco, após consulta ao VAR, assinalou pênalti de Kaiki sobre Marçal . Alex Telles , com precisão, converteu a penalidade máxima, igualando o placar no Mineirão. Nos acréscimos, o juiz ainda exibiu o cartão vermelho a David Ricardo , por uma entrada com a sola do pé na cabeça de Matheus Henrique.

Ficha Técnica Detalhada do Confronto

CRUZEIRO 2 x 2 BOTAFOGO
Competição Campeonato Brasileiro - 37ª rodada
Data-Hora 4/12/2025 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols Christian 14'/1ºT (1-0); Matheus Pereira 4'/2ºT (2-0); Marçal 12'/2ºT (2-1); Alex Telles 49'/2ºT (2-2)
Cruzeiro (Técnico: Leonardo Jardim) Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Wallace 40'/2ºT), Christian (Matheus Henrique 51'/2ºT) e Matheus Pereira (Bolasie 51'/2ºT); Kaio Jorge (Arroyo 22'/2ºT) e Sinisterra (Eduardo 22'/2ºT).
Botafogo (Técnico: Davide Ancelotti) Raul; Vitinho (Kauan Toledo 39'/2ºT), Marçal, David Ricardo e Alex Telles; Allan (Newton 39'/2ºT) e Marlon Freitas; Artur, Barrera (Kadir 43'/2ºT) e Cuiabano (Montoro 7'/2ºT); Arthur Cabral.
Árbitro Anderson Daronco (RS)
Auxiliares Luanderson Lima dos Santos (BA) e Michael Stanislau (RS)
VAR Diego Pombo Lopez (BA)
Cartões Amarelos Lucas Silva (CRU); Allan e Barrera (BOT)
Cartões Vermelhos David Ricardo (BOT), aos 55? do segundo tempo

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos