- FutFogão
- Botafogo: Diretor de Base é Eleito Presidente do Movimento de Clubes Formadores do Brasil
Botafogo: Diretor de Base é Eleito Presidente do Movimento de Clubes Formadores do Brasil
Por Redação FutFogão em 14/01/2026 17:45
Uma importante conquista para o Glorioso no cenário nacional: Augusto Oliveira, atual diretor das categorias de base do Botafogo, foi empossado como presidente do Movimento de Clubes Formadores do Futebol Brasileiro. A eleição do dirigente é vista internamente como um selo de reconhecimento do mercado, não apenas à sua atuação individual, mas também ao reposicionamento estratégico que as divisões de base do clube têm experimentado em tempos recentes.
O Movimento, fundado em 2012, representa uma iniciativa consolidada que congrega gestores de clubes com o objetivo primordial de impulsionar o desenvolvimento do futebol de base em território nacional. Sua atuação visa promover a articulação e a integração entre os representantes dos clubes, além de propor ações corretivas e inovadoras em busca de aprimorar as melhores práticas do processo formativo brasileiro.
Reconhecimento e Visão de Futuro para a Base Alvinegra
Augusto Oliveira expressou sua satisfação com a nova responsabilidade: "É uma honra e um privilégio estar no Botafogo e receber a oportunidade de ser Presidente do Movimento de Clubes Formadores. Criado em 2012, trata-se de uma sólida iniciativa que congrega gestores de clubes visando fomentar o futebol de base no Brasil, promovendo a articulação e integração entres os gestores representante de clubes, sugerindo ações corretivas e inovadoras na busca por soluções de melhores práticas do processo formativo brasileiro".
Ele complementou, detalhando a visão para sua gestão: "Além de manter o diálogo com a CBF e Federações contribuindo com sugestões na busca por avanços no desenvolvimento do futebol brasileiro. Portanto, juntamente da Diretoria e todos os membros do Movimento, pretendemos, sempre pressa e sem pausa, pavimentar caminhos e projetos coletivos que turbinem a integração, respeito, desenvolvimento e diálogo entre os clubes."
Experiência Internacional e o Papel da CBF
Um marco na trajetória recente de Augusto Oliveira em sua função no Botafogo foi a chefia de uma excursão significativa em dezembro de 2025. Na ocasião, o diretor liderou uma comitiva do clube em visitas a três renomados clubes do futebol espanhol: Barcelona, Atlético de Madrid e Real Madrid. Durante essa jornada, ele pôde acompanhar de perto os processos e a estrutura das categorias de base dessas potências europeias.
O Movimento de Clubes Formadores foi estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2012. Sua formação abrange os clubes que possuem o Certificado de Clube Formador (CCF). A intenção da entidade ao criar este movimento era fomentar relações construtivas nas categorias juniores, definindo diretrizes claras para negociações futuras e, crucialmente, buscando evitar o aliciamento de jovens talentos em formação.
O Botafogo , com a eleição de seu diretor, demonstra não apenas a força de seu trabalho nas categorias de base, mas também a capacidade de seus gestores em influenciar e colaborar para o desenvolvimento do futebol brasileiro em um âmbito mais amplo.
Em notícias paralelas, o clube também acertou a venda do atleta David Ricardo ao Dínamo de Moscou e a renovação contratual de Kadir até 2029, evidenciando um dinamismo em suas movimentações no mercado.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros