1. FutFogão

Botafogo: Augusto Oliveira é o Novo Diretor da Base - Estratégia e Metas

Por Redação FutFogão em 29/08/2025 18:54

O Botafogo promoveu uma alteração estratégica em sua estrutura de formação de jovens talentos, designando Augusto Oliveira para o cargo de diretor das categorias de base. A decisão marca a escolha por uma solução interna para preencher a vaga deixada por Erasmo Damiani, que havia sido desligado do clube na semana anterior. Oliveira, que já integrava o corpo diretivo alvinegro desde 2024 como gerente de futebol, assume agora a responsabilidade primordial pelos setores inferiores do futebol.

A ascensão de Augusto Oliveira reflete uma filosofia de valorização dos profissionais já engajados com a instituição. O novo diretor compartilhou sua perspectiva sobre o desafio e a confiança depositada pelo clube:

? Essa oportunidade de ocupar uma função tão relevante no Departamento de Futebol do Botafogo eu vi como uma convocação. Eu acredito muito no olhar do Clube para valorização de pessoas que já estão aqui. É uma maneira de contribuir para a valorização interna e para a manutenção da cultura, ao mesmo tempo, oxigenar o processo de formação e entender o mais rápido possível o ambiente das categorias de base. Tenho a convicção que as experiências anteriores me capacitaram para dar conta dessa responsabilidade e oportunidade aqui no Botafogo ? afirmou Augusto.

Reafirmação Estratégica na Base Alvinegra

A movimentação na diretoria de base sucede a saída de Erasmo Damiani, que havia chegado ao clube há aproximadamente cinco meses com a missão de reformular as categorias inferiores. Sua demissão, assim como a do diretor jurídico Rodrigo Gama e de outros profissionais, foi motivada por uma política de corte de gastos implementada pelo Botafogo . A escolha por Augusto Oliveira sinaliza um alinhamento com a manutenção da cultura interna, embora buscando uma "oxigenação" nos processos de formação.

Oliveira também expressou sua profunda gratidão e o compromisso com os objetivos futuros, destacando a importância do trabalho coletivo para o sucesso do projeto:

? É uma gratidão imensa pela confiança que o Alessandro Brito, Léo Coelho, Thairo e o próprio John, e me faz acreditar que o Clube é feito de pessoas preocupadas com o processo e para que esses impactem na rotina do Clube e do Departamento de futebol. Estou muito feliz e satisfeito com esta oportunidade de vida, num Clube que estou há quase dois anos e que já pude vivenciar experiências na equipe principal que vão ficar marcadas para o resto da minha vida e da minha família. Tenho convicção que a gente vai atingir os objetivos de fortalecer a captação, identificação de atletas, continuar conquistando títulos, potencializando assim a formação desses jovens e desenvolvê-los a ponto de abastecerem a equipe principal, dando retorno técnico e financeiro.

Visão e Metas para o Desenvolvimento de Talentos

Os desafios impostos a Augusto Oliveira são claros: fortalecer a captação e identificação de novos talentos, almejar conquistas nas competições de base e, fundamentalmente, desenvolver esses jovens atletas a ponto de poderem abastecer a equipe principal do Botafogo . Este processo é visto como crucial para gerar não apenas retorno técnico, mas também financeiro ao clube, através da valorização e, eventualmente, da negociação de futuros craques.

Ainda que o foco principal recaia sobre a reestruturação da base, o Botafogo continua ativo no mercado e nas competições. Recentemente, o clube acertou a venda de John para o Nottingham Forest, uma transação que teve uma complexa linha do tempo, envolvendo um "fico" no Botafogo e um retorno à discussão com o West Ham antes da venda final. Além disso, o jovem Vitinho, promessa da base alvinegra, foi convocado para a seleção brasileira, evidenciando o potencial dos talentos que o novo diretor terá a missão de gerir e desenvolver.

O Cenário Atual do Futebol Alvinegro

No Campeonato Brasileiro, a equipe principal do Botafogo ocupa a quinta colocação, somando 32 pontos, com dois jogos a menos a serem disputados em setembro contra Mirassol e Grêmio. A diferença para o líder Flamengo é de 14 pontos, indicando um cenário de busca por consolidação no G-4. O próximo compromisso do Alvinegro será neste sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Bragantino, no Estádio Nilton Santos.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos