- FutFogão
- Botafogo: Atrasos Salariais e Possível Empréstimo de Reforços Chocam Alvinegro
Botafogo: Atrasos Salariais e Possível Empréstimo de Reforços Chocam Alvinegro
Por Redação FutFogão em 22/01/2026 19:45
O cenário financeiro do Botafogo tem se mostrado o mais desafiador desde a transição para o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), ocorrida em março de 2022. A agremiação alvinegra não apenas enfrenta um transfer ban, mas também lida com atrasos no cumprimento das obrigações salariais para com os atletas do seu plantel.
Impacto das Dívidas na Gestão do Elenco
Adicionalmente, a diretoria botafoguense considera a opção de ceder por empréstimo os reforços recém-anunciados para a temporada de 2026. Os nomes em questão são os defensores Ythallo e Riquelme, além do atacante Villalba. Embora os três estejam participando dos treinamentos no Espaço Lonier, o clube não tem a capacidade de registrá-los devido a uma sanção imposta por uma dívida considerável. O montante de 21 milhões de dólares (aproximadamente R$ 110 milhões) é referente à negociação do meia Almada com o Atlanta United, concluída em junho de 2024.
Dificuldades Financeiras e Impactos no Dia a Dia
Para além da proibição de realizar novas contratações, as repercussões dessa situação se estendem ao planejamento esportivo e geram um clima de pessimismo interno quanto à resolução rápida do impasse. Conforme noticiado pelo jornal "O Globo", o Botafogo acumula um débito de três meses no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e um mês de direitos de imagem não quitados junto ao elenco.
Medidas para Mitigar o Cenário Econômico
A diretoria do Glorioso reconhece a urgência em regularizar as pendências do FGTS, uma vez que tais atrasos podem configurar motivos para que os jogadores busquem seus direitos judicialmente contra o clube. Em um esforço para atenuar as turbulências financeiras, o Botafogo já realizou a venda de peças importantes do seu elenco . O volante Marlon Freitas foi negociado com o Palmeiras, o zagueiro David Ricardo transferiu-se para o Dínamo Moscou, da Rússia, e o meia-atacante Savarino juntou-se ao Fluminense. A diretriz atual é de contenção de despesas em todas as áreas, incluindo as categorias de base.
O clube alvinegro efetuou o pagamento de parte dos direitos de imagem na terça-feira (20), antecedendo o confronto contra o Volta Redonda, vencido por 1 a 0 na quarta-feira (21), válido pelo Campeonato Carioca. Nos dias que antecederam a partida, a cúpula do futebol se reuniu com o grupo de jogadores para mantê-los informados sobre as adversidades financeiras que a instituição atravessa.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros