1. FutFogão

Atlético MG vence Botafogo e respira no Campeonato Brasileiro

Por Redação FutFogão em 20/04/2025 18:03

Revanche no Mineirão: Atlético Garante Vitória Crucial

Em um confronto carregado de expectativas e tensões, o Atlético Mineiro conseguiu respirar no Campeonato Brasileiro. A equipe superou o Botafogo por 1 a 0, em partida disputada no Mineirão e válida pela quinta rodada. O gol, que selou a primeira vitória do Galo na competição, foi anotado pelo argentino Cuello, logo no início do segundo tempo.

Com este resultado, o Atlético se distancia da incômoda zona de rebaixamento, saltando para a 15ª colocação, com cinco pontos ? a mesma pontuação do Botafogo , que ocupa o 14º lugar, superando o time mineiro no saldo de gols. A vitória representa um alívio para a equipe e para o técnico Cuca, que vinha sendo pressionado por resultados negativos.

O Botafogo , por sua vez, terá que se reerguer rapidamente, pois tem um compromisso importante pela frente. A equipe carioca viaja para a Argentina, onde enfrentará o Estudiantes em partida válida pela terceira rodada do Grupo A da Libertadores, no mesmo dia e horário.

Estratégias e Alterações Táticas

Visando a tão almejada primeira vitória no Brasileirão, o técnico Cuca promoveu uma mudança significativa na escalação do Atlético, optando por dar uma oportunidade ao meia Igor Gomes no lugar de Gustavo Scarpa. A alteração buscava dar mais dinamismo e criatividade ao meio-campo da equipe.

Já no Botafogo , a principal novidade foi a ausência do zagueiro Barboza, que sentiu um desconforto muscular. Para suprir a baixa, o técnico Renato Paiva escalou David Ricardo, recém-contratado junto ao Ceará. A mudança forçada exigiu uma reorganização na defesa do time carioca.

Um Reencontro com Sabor de Final

A partida entre Atlético e Botafogo reacendeu a rivalidade entre as equipes, que protagonizaram a final da Copa Libertadores do ano passado. O clima de decisão se fez presente no Mineirão, com as torcidas demonstrando a paixão e a competitividade que marcaram aquele confronto histórico.

A torcida do Botafogo , presente em bom número no estádio, não se intimidou e provocou os atleticanos em diversos momentos, entoando o grito de "campeão", em alusão à conquista da Libertadores. A provocação aumentou a tensão em campo e nas arquibancadas.

Primeiro Tempo: Dinamismo e Oportunidades

Os primeiros 49 minutos da partida foram marcados por muita intensidade e movimentação por parte de ambas as equipes. Atlético e Botafogo buscaram o gol desde o início, criando boas oportunidades e exigindo defesas importantes dos goleiros.

Pelo lado do Atlético, Cuello e Rony foram os jogadores que mais se destacaram, criando as melhores chances de gol para a equipe. O Botafogo , por sua vez, respondeu com perigo, esbarrando nas boas intervenções do goleiro Everson, que garantiu o zero no placar.

Cuello Desbloqueia o Jogo: Gol e Polêmica

Logo no início do segundo tempo, aos dois minutos, o Atlético conseguiu abrir o placar. Cuello aproveitou um cruzamento preciso na área e, de cabeça, mandou a bola para o fundo das redes,Explosão de alegria no Mineirão.

O lance gerou muita reclamação por parte dos jogadores do Botafogo, que alegaram um empurrão no atacante atleticano. O árbitro da partida, após consultar o VAR, validou o gol, para a fúria dos cariocas.

Pressão e Chances Perdidas

Após o gol, o jogo ganhou ainda mais emoção. Aos 11 minutos, Igor Jesus teve a chance de empatar para o Botafogo , mas finalizou para fora, raspando a trave. Pouco depois, Natanael respondeu para o Atlético, chutando com perigo e acertando a rede pelo lado de fora.

O Atlético não se contentou com a vantagem mínima e seguiu pressionando em busca do segundo gol. Aos 23 e aos 25 minutos, Scarpa e Gabriel Menino obrigaram o goleiro John a fazer grandes defesas, impedindo que o placar fosse ampliado.

Expulsão e Jogo Nervoso

Aos 15 minutos da etapa final, o jogo ganhou um novo ingrediente. Hulk arrancou em velocidade e foi derrubado pelo zagueiro David Ricardo , que recebeu o cartão amarelo. Após revisão do VAR, o árbitro mudou a decisão e expulsou o defensor do Botafogo , alegando que ele era o último homem na defesa.

A expulsão esquentou ainda mais a partida. Os minutos finais foram marcados por muitas disputas, cartões amarelos e discussões entre os jogadores. O Atlético conseguiu controlar o ímpeto do Botafogo e garantir a vitória, quebrando a sequência negativa no Brasileirão.

Detalhes da Partida

Atlético 1x0 Botafogo

Atlético:Everson; Natanael; Junior Alonso, Lyanco e Caio (Gabriel Menino); Fausto Vera, Rubens, e Igor Gomes (Gustavo Scarpa); Tomás Cuello (Bernard), Rony (João Marcelo) e Hulk (Saravia). Técnico: Cuca.

Botafogo :John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, David Ricardo e Cuiabano (Danilo Barbosa); Gregore, Marlon Freitas (Patrick de Paula) e Savarino; Artur (Danilo Barbosa), Matheus Martins e Igor Jesus . Técnico: Renato Paiva.

Gol: Tomás Cuello, aos 2 minutos do segundo tempo, para o Atlético

Cartões amarelos: Rony, Cuello, Hulk (CAM); John , Danilo Barbosa (BOT)Cartão vermelho: David Ricardo (BOT)

Motivo: 5ª rodada do Campeonato BrasileiroData: 20 de abril de 2025 (domingo)Local: Estádio Mineirão, em Belo HorizonteHorário: 16h (de Brasília)Público: 24.528Renda: R$ 889.771,68

Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Rafael da Silva alves e Thiaggo Americano LabesVAR: Rodolpho Toski Marques

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Patrícia

Patrícia

Nível:

Rank:

Comentado em 20/04/2025 22:52 Vamos pra cima, Botafogo! Rumo à vitória!
Otávio

Otávio

Nível:

Rank:

Comentado em 20/04/2025 21:13 A vitória não veio hoje, mas precisamos focar no próximo jogo! Estudiantes vai ser nosso teste!
Carlos

Carlos

Nível:

Rank:

Comentado em 20/04/2025 19:33 Aff, que fase, mlk! Vamos levantar a cabeça e seguir em frente, ainda temos a Libertadores!
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos